Anatomia Vegatal
저자: ELLEN BIONDO BENACHIO
1. Raiz: Parte do vegetal que na grande maioria das espécies é subterrânea, mas que em outras, podem aparecer na superfície. Tem duas funções básicas: fixação ao substrato, e absorção de água e sais minerais, mas podem também apresentar as funções de armazenamento e condução.
2. Caule Estrutura de sustentação e condução dos vegetais. Juntamente com as folhas forma o Sistema Caulinar que garante uma boa localização para que estas realizem a fotossíntese de forma eficiente. Todo material produzido nas folhas é conduzido para o vegetal através do sistema vascular para as raízes, flores e frutos. Assim como todo material que é obtido pelas raízes.
3. Folha Estrutura responsável pela fotossíntese e trocas gasosas. É formada basicamente por pecíolo (base da folha), limbo ou lâmina (a folha em si) e bainha (que envolve o tronco e fixa a folha). Seus formatos e tamanhos dependem muito das condições do local em que aquele vegetal vive. Disposição de água e exposição solar são fatores fundamentais e influenciam diretamente neste aspecto.
4. Flor Principal órgão reprodutivo dos vegetais. Elas nascem das axilas das folhas e são formadas pelo receptáculo e o pedicelo (haste da flor). No receptáculo encontramos o perianto, o androceu e o gineceu. O perianto vai apresentar as estruturas que mais conhecemos das flores, as pétalas (parte colorida) e sépalas (pequenas “folhas verdes” na base das pétalas, além dos estames e carpelos importantes na reprodução. O Androceu é o órgão masculino das flores, onde encontramos os estames que produzem o pólen, que ficam armazenadas em estruturas chamadas anteras. E o Gineceu é o órgão feminino, onde são produzidos os óvulos e encontramos os carpelos. Os carpelos são formados pelo ovário, estigma e estilete. O estilete é responsável por receber e selecionar o pólen, o estigma liga o estilete ao ovário que, por sua vez, produz e abriga os óvulos.
5. Fruto É o desenvolvimento do ovário após a fertilização do óvulo e possui no seu interior a semente. As funções básicas do fruto é proteger, conservar e garantir o desenvolvimento das sementes. Seu formato está intimamente ligado a sua forma de polinização, neste caso podemos ter frutos que podem manter seu interior mais úmido para o desenvolvimento das sementes, outros podem formar alas que irão se abrir e liberar as sementes para essas se espalhem com o vento ou água.
6. Semente É o óvulo fecundado. Basicamente formado pelo embrião e tecidos nutritivos (endosperma e perisperma). O embrião já possui estruturas jovens que darão origem ao novo vegetal, são elas radícula (que dará origem a raiz), epicótilo (dará origem ao caule) e os cotilédones (que darão origem as folhas).