TIPOS DE NECROSE
Mylena Lopesにより
1. Coagulação
1.1. Conhecida como isquêmica, acontece pela falta de sangue no tecido.
2. Liquefação
2.1. Comum em infecções e infartos celebrais, é definido como um processo inflamatório. Nesse caso, o sistema imunológico tenta eliminar os micro-organismos invasores e acabam afetando o tecido.
3. Caseosa
3.1. É comum em casos de tuberculose, esse tipo de necrose começa com os tecidos do corpo ficando com tons esbranquiçados e amarelados.
4. Gordurosa
4.1. Ocorre em áreas de destruição de gorduras por causa da ação de lipases. É encontrada principalmente em casos de pancreatite aguda e na necrose gordurosa da glândula mamária.
5. Gomosa
5.1. É uma necrose por coagulação onde o tecido necrosado assume aspecto compacto e elástico como borracha (goma), ou fluido e viscoso como goma-arábica. Encontrada na sífilis tardia e terciária.
6. Hemorrágica
6.1. A necrose hemorrágica ocorre que, após a morte do órgão, haverá uma perda de sangue naquele local, podendo prejudicar a eliminação do tecido ou órgão morto pelo organismo.
7. Fibrinoide
7.1. Ocorre em casos de pacientes com doenças autoimunes, como LÚPUS.
8. Gangrenosa
8.1. Uma das mais comuns e conhecidas pela população, é quando um membro do corpo para de receber sangue, resultando em sua morte.
9. Principais causas:
9.1. Agentes químicos
9.2. Agentes físicos
9.3. Agentes biológicos
9.4. Insuficiência circulatória
10. Evolução das necrose:
10.1. Absorção
10.2. Drenagem
10.3. Cicatrização
10.4. Calcificação
10.5. Encistamento
10.6. Ulceração
10.7. Gangrena