PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

Mapa Mental - Resumo de Processos Organizacionais: Função Administrativa e Gestão de Processos

登録は簡単!. 無料です
または 登録 あなたのEメールアドレスで登録
PROCESSOS ORGANIZACIONAIS により Mind Map: PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

1. GESTÃO POR PROCESSOS

1.1. Enfoca na abordagem administrativa

1.2. Integra todas as áreas numa estrutura horizontal, enfocando uma abordagem administrativa.

2. PLANEJAMENTO

2.1. Definição de metas organizacionais e meios para alcançá-las

2.2. Envolve a tomada de decisões com relação a prazo, amplitude, riscos, atividades e flexibilidade. Para tal é necessário a definição do que é o negócio, a missão e seus princípios. Divide-se em diferentes níveis de planejamento: * Estratégico: voltado aos processos administrativos, é de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa; * Tático: define as estratégias, objetivos e políticas estabelecidas no nível estratégico. É de responsabilidade dos níveis intermediários; * Operacional: tem foco nas atividades do dia-a-dia da organização – é desenvolvido pelos níveis mais operacionais.

3. ORGANIZAÇÃO

3.1. quando as decisões serão tomadas, por quem e para quem

3.2. * A divisão do trabalho: o cargo e a responsabilidade de cada pessoa e o tipo de estrutura da organização e dos departamentos. *A formalização: normas, procedimentos, manuais, formulários, fluxogramas, layout; * O sistema de autoridade: se as decisões serão centralizadas ou descentralizadas, quem decide sobre o quê, a amplitude de controle; * A integração: uma vez que as atividades são divididas entre os cargos, é necessário pensar na integração, no processo como um todo.

4. DIREÇÃO

4.1. inspiração e motivação para atingir os objetivos propostos

4.2. Acionar e dinamizar a empresa e fazê-la funcionar por meio das pessoas. Tem como principais atividades: * Orientação: transferência de conhecimento aos subordinados; * Comunicação: transmissão de informação e de significados (Maximiniano, 2011); * Liderança: processo de influência pelo qual o administrador, com suas ações pessoais, facilita, impulsiona e dinamiza o movimento de um grupo de pessoas rumo a metas comuns ou compartilhadas (CHIAVENATO, 2014); * Motivação: refere-se às forças internas ou externas para uma pessoa que estimulem seu entusiasmo e a sua persistência para perseguir certo curso de ação (DAFT, 2006);

5. CONTROLE

5.1. Monitora o progresso das realizações e tomar medidas corretivas quando este não estiver progredindo.

5.2. Monitora as atividades planejadas e toma metidas corretivas quando as mesmas não estão atingindo os resultados propostos. Assim como o planejamento, também possui níveis estratégicos, táticos e operacionais. Abrange: * Padrões de controle: definição do que será controlado por meio dos objetivos, planos de ação e recursos propostos. * Aquisição de informações: processo de monitoramento, é a coleta de dados ou informações sobre o andamento dos processos. * Comparação e ação corretiva: comparação das informações sobre o andamento dos processos com o padrão planejado. * Recomeço do ciclo de planejamento: as informações do processo de controle alimentam o planejamento.

6. GESTÃO DE PROCESSOS

6.1. Gerencia as operações e estilos de organização da empresa.

6.2. Se dá por meio da organização por cadeia de processos, com foco na melhoria contínua; organizando, planejando, monitorando e modelando a empresa conforme as necessidades avaliadas nos departamentos onde os processos ocorrem.

6.3. Dá-se pela PDCA, que se resume em: a) P = PLAN: planejar, definir quantidade, prazo e método para que a meta seja alcançada; b) D = DO: executar, treinar e educar as pessoas que vão atuar no processo para que executem corretamente suas tarefas; c) C = CHECK: verificar, estabelecer mecanismos de controle que permitam a verificação dos resultados gerados pelo processo; d) A = ACT: agir, tomada de medidas necessárias para eventuais desvios constatados.