Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
Positivismo by Mind Map: Positivismo

1. Dados

1.1. Juliana Rodrigues de Vasconcelos

1.2. Edificações 1

1.3. 22/09/2017

2. Corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX.

2.1. Augusto Comte, filósofo francês, foi o fundador desse ideal e da filosofia.

3. Defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro.

3.1. Uma teoria só está correta se ela tiver sido comprovada através de métodos científicos válidos.

4. Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados as crenças e superstições que não possam ser comprovados cientificamente.

4.1. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.

5. Exacerbação do racionalismo, da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

6. Comte acreditava que era possível elaborar uma ciência capaz de estudar o comportamento humano coletivo seguindo os mesmos métodos das ciências naturais.

6.1. Dessa maneira, o positivismo funda a sociologia. Sua função seria compreender as condições constantes e imutáveis da sociedade (a ordem) e também as leis que regiam seu desenvolvimento (o progresso).

6.1.1. Tendo como base a função da sociologia, surge, então, o principal lema do positivismo "ORDEM E PROGRESSO", que está gravado na bandeira do Brasil Republicano.

7. O positivismo trazia consigo um projeto político, que pretendia colocar a gestão da sociedade nas mãos de sábios e cientistas.

8. A presença dos positivistas brasileiros foi notável no movimento republicano e na elaboração da Constituição de 1891.

9. Vale destacar que Comte viveu no contexto do fim do iluminismo e ascensão do cientificismo, no qual existe a crença de que força do intelecto tudo pode.

10. Esse ideal teve muita influência na literatura. No Brasil, por exemplo, influenciou escritores naturalistas como Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia.