Osteoartrite\artrose

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Osteoartrite\artrose by Mind Map: Osteoartrite\artrose

1. Osteoartrite é o mesmo que osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa.

2. Ocorre mais em mulheres acima de 65 anos,acometendo principalmente mãos e joelhos.

3. Para prevenir a artrose é necessário adotar hábitos saudáveis e qualidade de vida, com uma alimentação balanceada, controlando o peso que evita a sobrecarga nos joelhos e praticando exercícios que contribuem para a prevenção da doença, como caminhada, natação, ginástica e andar de bicicleta, por exemplo.

4. Os sintomas da doença iniciam com o cansaço e inflamação nos joelhos. "A dor é o primeiro sinal e que se acentua com a atividade física como subir ou descer escadas e praticar esportes com impacto"

5. O inchaço é o segundo sintoma conhecido pelo processo inflamatório da membrana que recobre a articulação do joelho. A perda progressiva do movimento, impedindo o paciente de andar, pode ser mais um sinal de que há uma deformidade do membro inferior, caracterizando assim o terceiro sintoma.

6. Tratamento: tem como objetivo aliviar a dor, o inchaço e a dificuldade em andar. Em alguns casos é necessária a intervenção cirúrgica. Já a recuperação poderá ser feita com fisioterapia e hidroterapia.

7. Mãos: Afeta principalmente as articulações entre a segunda (média) e a terceira falange (distal), provocando abaulamentos articulares (as articulações ficam curvadas, com os chamados nódulos de Heberden). Mais raramente, esses nódulos surgem na articulação da primeira (proximal) com a segunda falange (nódulos de Bouchard). Pode haver vermelhidão local, dor e inchaço por períodos variáveis. A limitação do movimento costuma estar ausente ou ser discreta.

8. Cirúrgicos: Artroplastia (substituição parcial ou total da parte destruída por uma prótese); Artrodese (fusão cirúrgica de dois ossos, usada principalmente na coluna); Osteoplastia (retirada e limpeza cirúrgica da parte óssea deteriorada); Osteotomia (mudança do alinhamento ósseo através do corte de partes ósseas).

9. A artrose é um tipo de artrite, nome que designa qualquer enfermidade que atinja as articulações. Muitas vezes, a artrose é confundida com a artrite reumatoide, que se diferencia principalmente pelo quadro inflamatório, caracterizada por dor, calor e vermelhidão na região acometida. Embora a artrose também possa ocasionar inflamação, geralmente ela é pontual, e não um traço marcante dessa condição.

10. Exercícios aeróbicos: o fortalecimento cardíaco adquirido com esse tipo de atividade faz com que os músculos, de forma geral, trabalhem de forma mais eficiente, exigindo menos de estruturas como as articulações.

11. objetivos terapêuticos: 1- diminuir a dor; 2- manter ou recuperar os movimentos de flexão e extensão do joelho; 3- Aumentar a ADM de joelhos; 4- Aumentar a resistência respiratória. 5- Melhorar a ADM de dedos.

12. condutas: 1- Fazer o uso de bolsas de água quente por 15 minutos; Entrar na piscina de água aquecida, pois só de entrar na água já ocorre uma diminuição da dor e promove um relaxamento, já que ocorre uma descompressão articular; uso de ultrassom modo continuo de 7 a 10 minutos.

13. conduta 2- com a banda elastica na cor verde (mais leve): realizar "Leg Press" Unilateral, deitada, perna esquerda flexionada, com o pé apoiado no chão, e direita flexionada no ângulo de 90 graus, com a faixa apoiada na planta do pé, e braços estendidos, segurando cada extremidade da faixa com uma das mãos. Estenda a perna direita, esticando a faixa, e volte devagar- no final da série, realize o exercício com a outra perna; Agachamento com abdução unilateral em pé com as pernas paralelas e a banda entre as mesmas, o paciente deverá fazer uma abdução unilateral simultaneamente com uma flexão de joelho e quadril bilateral na fase excêntrica, e depois uma extensão do mesmos na fase excêntrica. Séries: 2 a 3 / Repetições: 12 a 15 / Intervalo: 30 segundos, depois de cada série.

14. conduta 3- alongamento na posição em pé, segurar em uma cadeira ou no fisio para ter auxílio para se equilibrar. Dobrar um dos joelhos para trás, agarrando o tornozelo correspondente com uma das mãos. Ajudar a dobrar o joelho para trás o máximo que conseguir – porém, sem ultrapassar o seu limite, sentido dores ou machucando-se. Segurar a posição por 30 segundos; Sentar-se no chão ou colchonete exercício com as duas pernas retas para fora. Estender os braços e alcançar lá na frente, dobrando-se pela cintura o máximo que conseguir (sem ultrapassar o seu limite, sentido dores ou machucando-se) enquanto mantém os joelhos retos. Segurar a posição por 20 segundos e relaxar.

15. conduta 4- Sentado em uma cadeira ou bola suíça com os pés apoiados no chão, segurar um bastão ou uma toalha com as mãos, localizadas próximas ao joelho. Inspire pelo nariz o máximo que você puder e eleve o bastão. Tranque o ar. Sem expirar, inspire mais um pouco e tranque o ar. Realizar 10 respirações em 3 tempos.

16. conduta 5- com o POWER-WEB realizar flexão e extensão de dedos. 2x de 10 repetições.