OBJETIVO C PORTUGUÊS - 1° TRIMESTRE

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
OBJETIVO C PORTUGUÊS - 1° TRIMESTRE by Mind Map: OBJETIVO C PORTUGUÊS - 1° TRIMESTRE

1. Sujeito

1.1. O sujeito é alguém ou algo de quem ou do que se fala.

1.1.1. NÚCLEO DO SUJEITO

1.1.1.1. O núcleo do sujeito representa o termo mais importante. Quando o sujeito é seguido de artigos, por exemplo, o núcleo é apenas o substantivo que vem depois dele. Assim, embora o artigo e o substantivo sejam o sujeito, o seu núcleo é aquilo que semanticamente tem mais importância. Exemplo: As meninas cantaram perfeitamente. sujeito: As meninas núcleo do sujeito: meninas

1.1.2. TIPOS DE SUJEITO

1.1.2.1. SUJEITO DETERMINADO: Quando o sujeito é identificado na oração. Nesse caso, pode ser simples, composto ou oculto.

1.1.2.1.1. Simples: Apresenta apenas um núcleo ligado diretamente ao verbo. Exemplo: Os meninos estão doentes.

1.1.2.1.2. Composto: Apresenta dois ou mais núcleos ligados diretamente ao verbo. Exemplo: O pai e a mãe estavam preocupados com a filha.

1.1.2.1.3. Oculto: O sujeito oculto, também chamado de elíptico, desinencial ou implícito, é aquele que não está declarado na oração. Exemplo: Quando o sinal tocou, estava no banheiro.

1.1.2.2. SUJEITO INDETERMINADO: Quando o sujeito não é identificado na oração.

1.1.2.2.1. SUJEITO INDETERMINADO: É aquele que não podemos identificar o agente da ação, nem pelo contexto, nem pela terminação verbal do enunciado. Há algumas maneiras de identificá-lo:

1.1.2.3. SUJEITO INEXISTENTE: Quando as orações são construídas com verbos impessoais, os quais não admitem agentes de ação.

1.1.2.3.1. SUJEITO INEXISTENTE: Nas orações sem sujeito, o sujeito é inexistente uma vez que elas são constituídas por verbos impessoais, ou seja, que não admitem agentes da ação.

2. Predicado

2.1. Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito.

2.1.1. PREDICADO VERBAL: O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual é o núcleo do predicado. O verbo é núcleo do predicado quando é nocional, ou seja, que demonstra uma ação. Exemplo: Os alunos estudaram todos os dias para a prova.

2.1.2. PREDICADO NOMINAL: No predicado nominal o núcleo do predicado é um nome, o qual exerce a função de predicativo do sujeito. Exemplo: Eu estava feliz.

2.1.2.1. Predicativo do sujeito é um termo que dá significado, atributo, característica ao sujeito ou, ainda, exprime seu estado ou modo de ser. O predicativo é conectado ao sujeito sempre através de um verbo de ligação.

2.1.3. PREDICADO VERBO-NOMINAL: O predicado verbo-nominal possui dois núcleos: um verbo nocional, como vimos no predicado verbal, e um predicativo, que pode referir-se tanto ao sujeito quanto ao verbo. Exemplo: Os alunos estudaram cautelosos para o simulado.

3. Verbo

3.1. Verbo é a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz.

3.1.1. TRANSITIVO: São verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Tem significado incompleto.

3.1.1.1. VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS: Os verbos transitivos diretos são aqueles que não exigem preposição obrigatória. Exemplo: Joana ama chocolate.

3.1.1.2. VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS: Os verbos transitivos indiretos são aqueles que exigem preposição. Exemplo: Joana gosta de chocolate.

3.1.1.3. VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS E INDIRETOS: Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles que exigem dois complementos, um dos quais sem e outro com preposição obrigatória. Exemplo: Ana ofereceu chocolate para Joana.

3.1.2. INTRANSITIVO: São verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado completos. Exemplo: Joana correu.